CartaExpressa
Suprema Corte dos EUA rejeita tentativa de Trump de bloquear relatórios sobre invasão ao Capitólio
O ex-presidente tentou evitar que os documentos em poder dos Arquivos Nacionais fossem entregues ao comitê que investiga o ataque


A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta quarta-feira 19 uma tentativa do ex-presidente americano Donald Trump de bloquear a entrega a um comitê do Congresso de documentos relacionados ao ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio.
Citando seus privilégios executivos, Trump tentou evitar que os documentos em poder dos Arquivos Nacionais fossem entregues ao comitê que investiga o ataque de seus apoiadores à sede do Legislativo americano, que deixou cinco mortos.
Por 8 votos a 1, a Suprema Corte confirmou a sentença de um tribunal federal de apelações, que já tinha rejeitado a tentativa de Trump de manter os documentos e registros em sigilo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.