CartaExpressa

Queiroga ainda não enviou à Anvisa documentos para liberação de autotestes no Brasil

O ministro bolsonarista da Saúde disse que deve encaminhar o material ainda nesta semana; presidente da Anvisa aguarda

Queiroga ainda não enviou à Anvisa documentos para liberação de autotestes no Brasil
Queiroga ainda não enviou à Anvisa documentos para liberação de autotestes no Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ainda não enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária os documentos necessários para que o órgão libere os autotestes para a Covid-19. O bolsonarista declarou nesta quarta-feira 12 que a gestão federal deve encaminhar o material ainda nesta semana.

A declaração de Queiroga ocorre após o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, dizer que a agência aguarda a documentação para avalizar os autotestes.

“Não é simplesmente liberar um autoteste para ser feito em farmácia pelo próprio cliente, pelo próprio cidadão. Ele vem dentro de uma política pública de saúde”, declarou o contra-almirante. “No que tange à Anvisa, nós não vamos atrasar, tão logo recebamos esses documentos do ministério”, completou, em entrevista ao programa Em Foco, da Globonews.

Ao projetar para os próximos dias o envio dos documentos, Queiroga destacou o papel dos autotestes no enfrentamento da pandemia.

“No momento em que precisamos aumentar a capacidade de testagem, a iniciativa privada e cada um dos brasileiros que têm sintomas gripais podem também se somar à iniciativa do governo federal”, afirmou.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo