Mundo

Morre Andrew Jennings, jornalista que expôs a corrupção na Fifa e no COI

O britânico tinha 78 anos e morreu por ‘uma doença breve e repentina’

Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

Faleceu no sábado 8, aos 78 anos, o jornalista britânico Andrew Jennings, cujo trabalho investigativo abalou as estruturas das organizações olímpicas e de futebol.

Um post publicado na conta oficial de Jennings no Twitter afirma que ele morreu “depois de uma doença breve e repentina”. Não foram informados mais detalhes.

A obra de Jennings, que inclui livros como Os Senhores dos AnéisFoul! abalaram a reputação de organizações esportivas internacionais e seus líderes, revelando profundos esquemas de corrupção.

As investigações do jornalista também se debruçaram sobre personalidades brasileiras. Jennings foi o responsável pela investigação de um esquema montado por João Havelange e Ricardo Teixeira na Fifa.

Em 2015, durante seu depoimento na CPI do Futebol, ele afirmou: “a Fifa e a CBF são entidades podres e que precisam urgentemente de um novo estatuto para que elas não tomem mais o dinheiro das pessoas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo