CartaExpressa
Menos da metade dos eleitores de Bolsonaro em 2018 considera o trabalho do presidente ótimo ou bom
De acordo com pesquisa, dos que optaram pelo ex-capitão na última disputa presidencial, apenas 44% avaliam positivamente a gestão


O presidente Jair Bolsonaro é mal avaliado por 36% dos eleitores que o escolheram no segundo turno das eleições de 2018, de acordo com pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira 6 pelo site Poder360.
Segundo o levantamento, os que hoje avaliam o trabalho do ex-capitão como ótimo ou bom, entre os seus apoiadores, são 44%, menos da metade.
O instituto diz que os dados são próximos dos registrados na última pesquisa, feita duas semanas antes, de 19 a 21 de dezembro de 2021. Na ocasião, 29% dos que elegeram Bolsonaro mostravam-se insatisfeitos com o desempenho do chefe do Executivo.
A pesquisa ainda mostra que, entre os que votaram branco ou nulo no segundo turno em 2018, a desaprovação ao trabalho do presidente é de 73%. A avaliação negativa alcança 87% entre eleitores de Haddad, adversário de Bolsonaro no pleito.
A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 501 municípios nas 27 unidades da Federação de 2 a 4 de janeiro de 2022.
O PoderData ainda mostrou que, ao todo, 57% dos brasileiros acham Bolsonaro ruim ou péssimo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.