Entrevistas

assine e leia

Futuro incerto

‘As elites latino-americanos têm encontrado diferentes formas de restringir ou proibir candidaturas de que não gostam’

Em 2018, os eleitores foram impedidos de escolher Lula
Apoie Siga-nos no

Ricardo Romero é cientista político, analista internacional, mantém uma coluna no jornal Tiempo Argentino e publicou recentemente o livro El Brasil de Bolsonaro, no qual analisa a conjuntura que levou o País a eleger o ex-capitão logo após a década dourada dos progressistas no poder no continente latino-americano. Segundo o especialista, estudioso da política regional, a crise das democracias não é um fenômeno isolado ou recente. “As elites latino-americanos têm encontrado diferentes formas de restringir ou proibir candidaturas de que não gostam.” Um dos fatores que permitem o surgimento de candidatos de fora da política tradicional, diz, tem a ver justamente com a popularização de um discurso vazio de combate à corrupção. “O desgaste é intencional, justamente o grande problema que tiveram no Brasil é que a mesma erosão do PT, acusado de corrupção, impactou todas as forças políticas. Isso gera o cenário perfeito para o surgimento de outsiders, de novas expressões políticas da ultradireita.”

RICARDO ROMERO:É cientista político, analista internacional, mantém uma coluna no jornal Tiempo Argentino e publicou o livro El Brasil de Bolsonaro.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo