CartaExpressa
Deputados do Podemos apoiam Bolsonaro mesmo com a chegada de Moro
Integrantes do partido alegam independência e afirmam que ‘votam de acordo com as causas que julgam relevantes para o País’


Mesmo após a filiação do ex-juiz Sergio Moro ao Podemos, deputados da sigla comunicaram ao Planalto que continuarão apoiando o governo federal. O partido tem receio de que se colocando em disputa contra o presidente Jair Bolsonaro, acabe por receber menos verbas do chamado orçamento secreto.
De acordo com o UOL, ao menos 5 dos 11 dos deputados do Podemos devem votar a favor de pautas propostas pelo presidente, independente da orientação do partido ou de manifestações do pré-candidato.
Moro já se posicionou contrário às emendas de relator, o que causou conflitos internos na legenda, em especial nos parlamentares que compõe a bancada evangélica.
Atualmente, o Podemos é uma das bases de apoio do governo federal na Câmara. Quatro parlamentares da legenda são evangélicos.
Ao portal e em anonimato, um dos deputados do partido afirmou se preocupar com as críticas do ex-juiz ao Planalto e reforçou que a sigla continuará apoiando o presidente.
No Senado, o Podemos já faz o movimento contrário. Sem depender de liberação de recursos, os parlamentares da sigla se afastam cada vez mais do governo federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.