CartaExpressa
Lula herda maioria dos eleitores arrependidos de Bolsonaro, mostra pesquisa
O ex-presidente tem 57% das intenções de voto entre eleitores com renda de até um salário mínimo e chega a 63% no Nordeste


A pesquisa IPEC divulgada na terça-feira 14, que mostra o ex-presidente Lula na liderança da eleição de 2022, revela que a maior parte dos eleitores arrependidos do presidente Jair Bolsonaro votará no petista no ano que vem.
De acordo com o levantamento, entre os que disseram ter votado no atual presidente na última eleição, 45% manifestam intenção de votar novamente nele, enquanto 55% citam outras opções: 22% dizem hoje pretender votar em Lula e 10% mostram preferência pelo ex-juiz Sergio Moro.
A pesquisa ainda mostra que, entre os eleitores que dizem não se recordar ou não quiseram responder em quem votaram em 2018, amostra que corresponde a pouco menos de um décimo dos entrevistados, Lula é escolhido por 54% e Bolsonaro fica com 9%.
Lula concentra a preferência atual de cerca de metade dos entrevistados que declaram voto branco ou nulo, ou que disseram não ter comparecido à votação.
O ex-presidente tem 57% das intenções de voto entre eleitores com renda de até um salário mínimo e chega a 63% no Nordeste. Moro tem seus melhores desempenhos na região Sul, onde fica com 11%, e entre aqueles com renda familiar acima de cinco salários mínimos, segmento em que chega a 13% das intenções de voto.
Bolsonaro ainda vai bem entre os evangélicos. O presidente tem 33% das intenções de voto e fica em situação de empate técnico com Lula, que é citado por 34%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ipec: Governo Bolsonaro é ruim ou péssimo para 55% e bom ou ótimo para 19%
Por CartaCapital
Ipec: Lula lidera corrida à Presidência com 48%; adversários, somados, têm 38%
Por CartaCapital