Assine

CartaExpressa

PF intima Jair Renan a depor em inquérito que apura tráfico de influência e lavagem de dinheiro

A investigação foi aberta em 15 de março deste ano pela Polícia Federal

Jair Renan e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal intimou Jair Renan, o filho ’04’ de Jair Bolsonaro, a depor no inquérito que apura supostas práticas de tráfico de influência e lavagem de dinheiro. A informação é da TV Globo.

O inquérito foi aberto em 15 de março deste ano pela Polícia Federal. Segundo o jornal O Globo, Jair Renan teria recebido um carro elétrico de representantes da Gramazini Granitos e Mármores Thomazini, avaliado em 90 mil reais.

Um mês após a doação, em outubro do ano passado, a empresa conseguiu agendar um encontro com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do qual também participou Renan. Desde então, a PF investiga se o ’04’ agiu para que o grupo empresarial conseguisse a reunião.

Na ocasião, o advogado Frederick Wassef, que representa Renan, negou a acusação. “Não tem nenhum carro, ele nem atuou para abrir porta para ninguém. Jair Renan nem sabe da existência desse carro. Ele não tem carro nenhum, inclusive. É mais um ato para atingir o presidente da República”, disse, à época.

Em outubro, a delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro recebeu um pedido de compartilhamento de informações que constam no inquérito das milícias digitais para abastecer a investigação contra Jair Renan. Em ofício, o Setor de Inteligência Policial da PF no Distrito Federal registrou que diligências em andamento no inquérito que mira o filho de Bolsonaro indicam a ‘associação estável’ entre ele e outros investigados ‘no recebimento de vantagens de empresários com interesses, vínculos e contratos com a Administração Pública Federal e Distrital sem aparente contraprestação justificável dos atos de graciosidade’.

“O núcleo empresarial apresenta cerne em conglomerado minerário/agropecuário, empresa de publicidade e outros empresários”, diz ainda o documento.

(Com informações da Agência Estado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.