CartaExpressa
‘Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil’, diz Queiroga após comparação entre vida e liberdade
Na terça 7, o ministro da Saúde repetiu o mantra de Bolsonaro: ‘É melhor perder a vida do que perder a liberdade’
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recorreu ao Hino da Independência para tentar justificar uma comparação entre vida e liberdade citada por ele nesta semana.
“Está no Hino da Independência, né? Ou ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil. E o sol da liberdade em raios fúlgidos. Vamos parar com essas polêmicas”, disse a jornalistas, na sexta-feira 10, na porta do Ministério da Saúde.
Na quarta-feira 8, menos de 24 horas depois de parafrasear Bolsonaro – “é melhor perder a vida que a liberdade” -, Queiroga declarou que os dois conceitos “são indissociáveis”.
A menção ao mantra do ex-capitão ocorreu na terça 7, durante cerimônia em que o governo anunciou medidas em meio à preocupação com a variante Ômicron do coronavírus.
“O Estado brasileiro consagrou a dignidade da pessoa humana como o princípio básico da nossa democracia. Então, o direito à vida e o direito à liberdade são indissociáveis. A defesa da vida desde a sua concepção à liberdade. Isso é viver sem limites”, disse Queiroga na quarta 8, em evento do SUS.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Queiroga promete punição exemplar a responsável por ataque hacker ao Ministério
Por CartaCapital
Após repetir Bolsonaro, Queiroga diz que vida e liberdade ‘são indissociáveis’
Por CartaCapital
Presidente da Anvisa ignora ataques de Bolsonaro: ‘Temos o passaporte da vacina’
Por CartaCapital



