CartaExpressa
Em novo ataque, hackers invadem site do Ministério da Educação e xingam Bolsonaro
A invasão aconteceu no site da Escola Virtual, um ambiente de cursos à distância
Em meio a um ataque hacker que tirou do ar as plataformas do Ministério da Saúde, na madrugada desta sexta-feira 10, houve uma nova invasão. Dessa vez, a um site do Ministério da Educação. O ataque foi no ambiente da Escola Virtual, uma plataforma de cursos à distância.
O grupo deixou uma mensagem reivindicando dinheiro para liberar o acesso aos dados e xingando o presidente Jair Bolsonaro.
“Nós voltamos, porém, com mais notícias (e com mais poderio). Vamos explicar algumas coisas: o nosso único objetivo é obter dinheiro, não ligamos para a família Bolsonaro (vulgo Bolsofakenews) de m**”, escreveram.
O site da Escola Virtual encontra-se fora do ar. O Ministério da Educação ainda não se posicionou sobre o caso.
Sobre o ataque às plataformas do Ministério da Saúde, a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a invasão e, em nota, afirmou que os bancos de dados de sistemas da pasta não foram criptografados pelos hackers.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


