CartaExpressa
Queiroga promete punição exemplar a responsável por ataque hacker ao Ministério
O grupo invasor se disse disposto a negociar os dados que têm em mãos, que representam 50 terabytes de informações
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou nesta sexta-feira 10 que o ataque hacker ao site do Ministério da Saúde está sendo investigado e que o culpado será ‘exemplarmente punido’.
“Está sendo investigado, e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido”, disse o ministro em entrevista à Rede Globo, durante passagem por Belo Horizonte. Queiroga falou também em ‘atitude criminosa’.
O ataque hacker envolveu não só o site como aplicativos do Ministério da Saúde durante a madrugada desta sexta-feira. Ao tentar acessar quaisquer das plataformas, era possível ver a seguinte mensagem: “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”, seguida de uma assinatura em nome de Lapsus$ Group.
O grupo invasor se disse disposto a negociar os dados que têm em mãos, que representam 50 terabytes de informações.
A Polícia afirmou que não há negociação em andamento com os invasores e que o ataque teria sido contra a nuvem do Ministério da Saúde, o que possibilitou replicar as informações. A pasta não deu uma previsão de quando os serviços e sites voltam ao normal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


