Cultura

assine e leia

A caudalosa biografia de João Cabral de Melo Neto quebra a sisudez do poeta

Dividido em 20 capítulos, o livro detalha a criação cabralina, ao mesmo tempo que oferece uma contextualização social, política e literária

O autor de Morte e Vida Severina tem a trajetória esmiuçada
Apoie Siga-nos no

Logo na segunda página de João Cabral de Melo Neto – Uma Biografia (Todavia, 560 págs., 93,42 reais), Ivan Marques define assim o nome do personagem que destrinchará: “um perfeito verso octossílabo”. A definição, se diz muito sobre o poeta pernambucano, diz muito também sobre Marques, ele próprio um prosador afeito à sonoridade das palavras e ao equilíbrio rítmico.

Sendo Marques professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo e autor de livros sobre o Modernismo, sobre Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos, não chega a surpreender a qualidade da análise literária e histórica que alinhava a narrativa. Surpreende, por outro lado, a escrita ser tão cheia de vida e de graça.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo