CartaExpressa
Pacheco quer votar Precatórios nesta quinta e minimiza risco de ‘bola de neve’ bilionária
‘Essa [solução] que está consubstanciada na PEC é a solução possível’, alega o presidente do Senado


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira 29 que pretende colocar em votação no plenário, na próxima quinta 2, a PEC dos Precatórios. O texto pode ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça nesta terça 30.
Pacheco, que participou de um evento promovido por empresários paranaenses, afirmou ter “compromisso e senso de urgência com essa questão”, em referência à PEC.
Mais cedo, a Instituição Fiscal Independente, vinculada ao Senado, divulgou um cálculo segundo o qual a PEC dos Precatórios pode gerar uma “bola de neve” de até 850 bilhões de reais em precatórios não pagos até 2026.
“Não se sabe, até o momento, o tratamento a ser dado aos precatórios não expedidos. O risco é a criação de uma espécie de ‘limbo’, em que o precatório não existiria (já que não terá sido expedido), mas, sob o aspecto econômico, representaria uma dívida para a União”, diz a IFI.
Pacheco tentou rebater os argumentos da instituição.
“Quando eu vejo o IFI fazer as críticas, eu respeito todas elas, mas também não apresentam solução, não. Porque como a gente paga precatórios, dentro do teto de gastos e com espaço fiscal para o Bolsa Família? Eu quero uma resposta que seja convincente, porque até agora eu não tive”, alegou o presidente do Senado. “Essa [solução] que está consubstanciada na PEC é a solução possível.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A Semana do Mercado: Nem a Ômicron tira a PEC dos Precatórios do radar
Por William Salasar
PEC dos Precatórios: entre o terrorismo fiscal e o oportunismo eleitoral
Por Caroline Jorge e Camila Vaz