Política
Senado marca sabatina de André Mendonça para 1º de dezembro
Eliziane Gama (Cidadania-MA) será relatora da indicação; nome foi indicado por Bolsonaro como ‘terrivelmente evangélico’


O Senado Federal marcou para 1º de dezembro a sabatina do ex-advogado-geral da União André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
Mendonça, o “terrivelmente evangélico”, substituiria Marco Aurélio Mello, que se aposentou neste ano.
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) foi escolhida como relatora do processo, de acordo com designação do presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Conforme manda o posto, ela ficará responsável por analisar a indicação e votar a favor ou contra, por meio de um parecer por escrito.
Bolsonaro havia oficializado a indicação de Mendonça em 13 de julho, mas a CCJ protelou por quatro meses o ato de marcar a sabatina. Para que ele se torne um magistrado do STF, seu nome precisa ser aprovado no Senado.
Pastor de uma igreja presbiteriana, Mendonça é rechaçado por movimentos sociais que reivindicam a garantia de laicidade do Estado. Como resposta, mais de 130 organizações anunciaram apoio à candidatura da jurista Soraia Mendes, que poderia ser a 1ª mulher negra a ocupar um posto na Corte.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.