CartaExpressa
Carlos Bolsonaro vai ao STF contra a cúpula da CPI da Covid; Kassio Nunes será o relator
O vereador concentra a ofensiva nos senadores Omar Aziz e Renan Calheiros


O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) protocolou uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra os principais nomes da CPI da Covid, que encerrou os trabalhos em outubro.
Carlos acusa o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), e o relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), de cometerem crimes como prevaricação e abuso de autoridade.
O ministro Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, foi sorteado relator do caso. A tendência é de que ele envie a notícia-crime à Procuradoria-Geral da República, que fará uma avaliação preliminar.
Carlos Bolsonaro chama o relatório da CPI de “peça de ficção, que divide a família do presidente da República, funcionários públicos, políticos e outros brasileiros que compartilham as mesmas ideias do presidente da República, em supostos núcleos organizados, conforme a narrativa criada pelos opositores ao Governo Federal”.
O relatório recomenda o indiciamento de Carlos por incitação ao crime.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após 16 meses de espera, STF marca julgamento de ações que podem beneficiar Flávio Bolsonaro
Por Marina Verenicz
Cúpula da CPI da Covid vai ao MP do Rio e cobra punição a Carlos Bolsonaro: ‘Infelizmente está solto’
Por CartaCapital
Bolsonaro em Haia: Tribunal Penal Internacional receberá senadores da CPI da Covid
Por CartaCapital