CartaExpressa
Comissão do Senado convida Aras a explicar atitudes sobre o relatório da CPI da Covid
O requerimento de Randolfe Rodrigues cobra esclarecimentos sobre a investigação, entre outros, de Jair Bolsonaro


A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou, nesta terça-feira 23, um convite ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para que ele preste esclarecimentos sobre as ações tomadas após receber o relatório da CPI da Covid.
“Encontra-se sobre a mesa de sua Excelência a sugestão de indiciamento de pelo menos oito pessoas com foro privilegiado, entre eles o presidente da República”, explicou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento e vice-presidente da CPI, que encerrou os trabalhos em outubro.
Segundo Randolfe, os senadores querem saber se Aras “dará encaminhamento às investigações, instaurará um inquérito no Supremo Tribunal Federal e moverá a ação penal em relação ao presidente da República”.
“Investigação preliminar me parece claramente uma ação protelatória”, concluiu Randolfe, que na véspera, durante entrega do relatório ao Ministério Público do Amazonas e ao Ministério Público Federal no estado, já havia criticado a postura de Aras.
Em Manaus, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), também afirmou que “investigação preliminar é um artifício usado por quem não quer dar cabo das investigações corretamente”.
Por se tratar de um convite – e não de uma convocação – Aras não é obrigado a comparecer à comissão do Senado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

CPI da Covid: Moraes suspende quebra de sigilo de Bolsonaro
Por CartaCapital
Cúpula da CPI da Covid vai ao MP do Rio e cobra punição a Carlos Bolsonaro: ‘Infelizmente está solto’
Por CartaCapital