Política
‘Vamos repetir o êxito do Ceará no Brasil’, diz Haddad em aceno a Ciro
Em coletiva com governadores, o candidato do PT à Presidência celebrou a trajetória do pedetista e lembrou que partidos estão juntos no estado


Em coletiva após uma reunião com governadores do campo progressista, Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência, disse querer ter Ciro Gomes, do PDT, ao seu lado e lembrou a união entre petistas e pedetistas no Ceará, onde seu colega de partido Camilo Santana foi reeleito.
“Um abraço ao Ciro Gomes, que teve uma votação expressiva no Ceará. É um democrata, que já declarou que vai lutar contra o fascismo, portanto é uma voz muito respeitada no Pais, e queremos tê-lo ao lado”, disse o petista.
Ao lado de Santana, governador do PT e aliado de longa data de Ciro e Cid Gomes no estado nordestino, Haddad lembrou que os petistas e o PDT governam juntos no Ceará. “Vamos repetir o êxito do Ceará no Brasil”, garantiu.
Ele afirmou que conversou após o primeiro turno com Roberto Mangabeira Unger, conselheiro de Ciro, e disse estar aberto a incorporar propostas do pedetista. “Não há incompatibilidade entre nossos programas, defendemos a soberania nacional, soberania popular, direitos sociais. Os dois programas estão muito afinados”.
Segundo Carlos Lupi, presidente do PDT, haverá uma reunião do partido nesta quarta-feira 10 para definir qual será a decisão de Ciro em relação à candidatura de Haddad.
Haddad também foi questionado sobre o que achou de ser chamado de “canalha” por Jair Bolsonaro ao propor um protocolo ético dos presidenciáveis para não propagarem mentiras e notícias falsas na internet. Ele preferiu não elevar o tom contra o candidato do PSL. “Nossa origem e tradições são muito diferentes. Tenho origem em uma tradição democrática, não autoritária.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.