Política
Denúncia de que governo atiçou atos contra STF é tema mais comentado no Twitter
A declaração foi dada pela ex-apoiadora do presidente Jair Bolsonaro, Sara Winter
A denúncia de que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, teria orientado manifestantes pró-governo a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) está entre os assuntos mais comentados no Twitter neste sábado.
“Ele pediu para deixar de bater na imprensa e no (então presidente da Câmara, Rodrigo Maia) e redirecionar todos os esforços contra o STF”, disse Sara, em entrevista à revista IstoÉ.
Segundo ela, Bolsonaro tinha influência direta sobre os manifestantes reunidos no autoproclamado “acampamento dos 300”. Eles eram orientados, no entanto, a desferir os ataques àqueles que o Planalto considerava como opositores sem mencionar o nome do presidente, para evitar que a repercussão respingasse sobre ele.
“Não tem mais como defender Bolsonaro. Mas se ele pedir para os bolsonaristas comerem merda, as pessoas vão comer”, disse a ativista. Ela afirma temer por represálias do Planalto e que pretende se mudar com o filho para o México.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



