CartaExpressa
‘Bolsonaro é uma peça importante na extrema-direita fascista mundial’, diz Lula em evento na Europa
Lula também negou que já tenha formalizado qualquer convite a Geraldo Alckmin para compor uma chapa em 2022
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em passagem por Bruxelas, na Bélgica, para discursar no Parlamento Europeu, destacou o papel que Jair Bolsonaro vem exercendo, ao lado de Donald Trump, no avanço da extrema-direita mundial.
Para ele, o presidente brasileiro se tornou uma ‘peça importante’ para os fascistas ao redor mundo. A declaração foi dada nesta segunda-feira 15 a jornalistas em entrevista coletiva antes do discurso oficial.
“Estamos vivendo, e não apenas no Brasil, uma situação extremamente delicada. O discurso feito por Trump se espalhou pelo mundo. Bolsonaro é uma cópia mal feita do Trump e hoje representa uma peça importante para os fascistas e nazistas da extrema direita mundial”, avaliou o ex-presidente.
O ex-presidente está em Bruxelas a convite do Partido Socialista Europeu para participar do Encontro de Alto Nível da América Latina.
Mais cedo, o brasileiro foi recebido por Josep Borrell, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Relações Exteriores, e se encontrou com o vencedor do Nobel de Economia, Joseph E. Stiglitz. Também participou de reuniões com lideranças progressistas da UE.
Na coletiva, Lula também negou que já tenha formalizado qualquer convite a Geraldo Alckmin para compor uma chapa em 2022. O petista retribuiu elogios ao tucano. Ainda de acordo com o ex-presidente, ele só irá procurar um colega de chapa após oficializar sua candidatura, o que deve ocorrer em março de 2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Na Europa, Lula se encontra com Nobel de Economia e líderes da União Europeia
Por Getulio Xavier
Em campanha internacional pela Europa, Lula encontra futuro chanceler alemão Olaf Scholz
Por RFI


