CartaExpressa
PT processa RecordTV e pede indenização de R$ 100 mil por calúnia e difamação
Emissora tem divulgado sistematicamente reportagens em que acusam o partido de ter ligações com o narcotráfico


O Partido dos Trabalhadores (PT) protocolou na Justiça do Distrito Federal uma ação indenizatória contra a RecordTV, do bispo Edir Macedo, e pede 100 mil reais por ser vítima de calúnia e difamação.
A acusação é de que a emissora usou uma entrevista com a blogueira espanhola de extrema-direita Cristina Seguí para acusar, sem provas, envolvimento do PT com o narcotráfico. A blogueira já foi condenada na Espanha por produzir e divulgar fake news.
“A RecordTV vem repetindo sistematicamente acusações sabidamente falsas contra o PT e seus dirigentes, inclusive o ex-presidente Lula e a presidenta Gleisi Hoffmann”, explica o partido em nota divulgada.
Ainda de acordo com a legenda, as acusações da blogueira amplamente divulgadas pela emissora são ‘um enredo fantasioso’ montado por uma ‘fonte parcial e sem credibilidade’.
“Nenhuma prova do que ela diz é apresentada nas matérias da TV. […] A Record está levando a uma rede nacional de TV o método criminoso de fake news empregado nos subterrâneos da internet”, destaca outro trecho do texto.
Além da indenização, o PT quer que as matérias sejam retiradas das redes sociais da RecordTV e pede que a Justiça determine que a emissora cesse as acusações contra o partido.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.