CartaExpressa
‘Já foi melhor’, diz Macron sobre relação com o Brasil
O presidente francês cobrou ‘cooperação’ para a preservação da Amazônia


O presidente da França, Emmanuel Macron, reforçou neste sábado 30 a necessidade de ampliar a cooperação entre países da região amazônica para a preservação da floresta e admitiu que a relação com o Brasil “já foi melhor”.
Em entrevista ao UOL durante a cúpula do G20, em Roma, o francês afirmou que sem eficiência no combate ao desmatamento “mataremos a biodiversidade e, acima de tudo, nossa capacidade de lutar contra emissões de CO2.”
Apesar de lamentar o status das relações entre França e Brasil, Macron não citou o presidente Jair Bolsonaro. O ex-capitão também está na Itália e discursou neste sábado. Na oportunidade, disse que o G20 deve concentrar esforços adicionais no combate à pandemia, “que continua a assolar muitos países”. Isso se daria por meio da “produção de vacinas, medicamentos e tratamentos nos países em desenvolvimento”.
Bolsonaro é o único chefe de Estado do grupo que diz ainda não ter se vacinado contra a Covid-19. Ainda assim, exaltou o programa de vacinação do País, “extensivo e eficiente”. Também destacou que a imunização ocorreu “de forma voluntária”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Líderes do G20 aprovam imposto global sobre lucros das multinacionais
Por AFP
Fernández: ‘Levanto a voz contra os que submeteram o capitalismo à especulação financeira’
Por CartaCapital
No G20, Bolsonaro se encontra com Fernández e não repete ataques à Argentina
Por CartaCapital