CartaExpressa

Fernández: ‘Levanto a voz contra os que submeteram o capitalismo à especulação financeira’

‘É hora de pedir uma reflexão coletiva. É hora de nossas almas se envolverem tanto quanto nossos cérebros’

Fernández: ‘Levanto a voz contra os que submeteram o capitalismo à especulação financeira’
Fernández: ‘Levanto a voz contra os que submeteram o capitalismo à especulação financeira’
Foto :STEPHANE LEMOUTON/POOL/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, criticou neste sábado 30 o governo de seu antecessor, o neoliberal Mauricio Macri, pelo endividamento contraído com o Fundo Monetário Nacional. Fernández participou da cúpula do G20, em Roma, na Itália.

“Não há inocentes nesta história. Aqueles que se endividaram sem lidar com as consequências desastrosas são tão responsáveis ​​quanto aqueles que deram os recursos para financiar a fuga de divisas em uma economia desequilibrada”, disparou o argentino.

“Não se enganem. Não venho para negar o capitalismo, venho para levantar minha voz contra aqueles que sujeitaram o capitalismo da produção e do trabalho à lógica da especulação financeira. A ética social deve dar conteúdo à economia e o G20 deve se envolver nessa tarefa sabendo que tanta injustiça cerca nossas vidas”, prosseguiu.

No pronunciamento, Fernández também afirmou que “aqueles que repudiam um mundo no qual a riqueza está concentrada e a pobreza atinge milhões devem fortalecer as convicções.”

“É hora de pedir uma reflexão coletiva. É hora de nossas almas se envolverem tanto quanto nossos cérebros.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo