CartaExpressa
Ministro do Meio Ambiente exige lanche de filé mignon, pizza e ‘breakfast’ quente em voos oficiais
Outros itens compõem a lista de exigências gastronômicas, diz jornal


O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, faz uma série de exigências gastronômicas nos voos em aeronaves da Força Aérea Brasileira.
Na lista estão itens como sete tipos de sanduíches, incluindo lanches com filé mignon e atum e do tipo ‘baby‘. Também constam bandejas de frios pequenas e grandes, pizza, pão de queijo, iogurte light, um ‘breakfast‘ quente e outro frio e refrigerantes de marcas pré-determinadas.
A relação de extravagâncias do ministro foi revelada nesta sexta-feira 29 pelo jornal O Estado de S.Paulo, que obteve o “termo de referência” que o MMA elaborou para contratar uma empresa de “comissaria aérea”.
De acordo com o veículo, as regras da licitação também determinam que o ministro “definirá, em momento anterior à viagem, a variedade do cardápio para se compor as refeições.”
Questionada sobre as exigências fora do padrão das refeições de voos comerciais, a pasta não respondeu à reportagem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Todo mundo vai jogar pedra nele’, diz Mourão sobre ausência de Bolsonaro na COP-26
Por Marina Verenicz
Juventude latino-americana e caribenha apresentará manifesto na COP-26
Por Change.org
No vácuo de Bolsonaro, empresários apontam caminhos para a ‘descarbonização’ na COP-26
Por Maurício Thuswohl