CartaExpressa
Aziz rebate crítica de Lira à inclusão de deputados em relatório: ‘Induziram pessoas à morte’
‘Liberdade de expressão é uma coisa, fazer fake news induzindo à morte de brasileiros é outra’, afirmou o presidente da CPI da Covid


O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), rebateu nesta quarta-feira 27 o presidente da Câmara, Arthur Lira, que criticou a inclusão de deputados no relatório da comissão, produzido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e aprovado por sete dos onze membros titulares.
“Para mim é motivo de grande indignação, como presidente da Câmara e como cidadão brasileiro, tomar conhecimento das conclusões encaminhadas pelo relator da CPI”, afirmou Lira. “O parlamentar, seja ele qual for, de que partido for, de que ideologia for, deve gozar da mais ampla liberdade de expressão.”
Em entrevista à CNN Brasil, Aziz disse que conversou com o deputado, “ponderando a questão do indiciamento”.
“Coloquei isso no colegiado, conversei com senadores e eles entenderam que não era possível retirá-los. Eu acatei a maioria. Agora, a questão de liberdade de opinião virou uma onda. Essas pessoas indiciadas induziram brasileiros à morte”, devolveu o senador. “Liberdade de expressão é uma coisa, fazer fake news induzindo à morte de brasileiros é outra. Por isso o indiciamento dessas pessoas que provocaram mais de uma vez a utilização de medicamentos, contra a vacina, negacionismo. Temos que dar um basta nisso.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira se diz ‘indignado’ com inclusão de deputados, como Ricardo Barros, em relatório da CPI
Por CartaCapital
Senadores aprovam resposta inicial de Aras ao relatório da CPI
Por CartaCapital
Bolsonaro vai ao STF para evitar quebra de sigilo e banimento das redes sociais
Por CartaCapital