CartaExpressa
‘Quanto você acha que vale uma vaga para o STF?’, pergunta Bolsonaro, sem saber que estava no ar
‘Pra mim é fácil. Manda um sapato número 43, meu número aqui, tá? Um beijo. Pronto, resolveu o problema’


O presidente Jair Bolsonaro não percebeu que estava ao vivo nas redes sociais na tarde desta quarta-feira 27, durante o intervalo de uma entrevista que concedia à Rádio Jovem Pan.
Ao tratar, aparentemente, de esquemas de corrupção em pedágios, o ex-capitão diz que, “no passado, o cara que fazia contrato levava uma caixa de dinheiro embora, metia a caneta no contrato ‘não, passa para 20 o pedágio.”
A gravação, divulgada pelo site Metrópoles, segue de forma confusa.
“O pedágio de moto no Paraná, 9 reais. Agora, o que eu apanho por causa disso… Pra mim é fácil. ‘Manda um sapato número 43, meu número aqui, tá? Um beijo’. Pronto, resolveu o problema. Chegava um sapato cheio notinha de 100, verdinha, dentro. Quanto você acha que vale a vaga para o Supremo?”, emendou Bolsonaro, até ser alertado por um assessor de que a transmissão estava no ar.
Constrangido, o presidente sorri e tenta prosseguir. “Então, é isso daí, isso é o Brasil. A gente apanha pra cacete, o tempo todo. E tem gente que não dá valor… Oh, tem que resolver tudo. Não dá pra resolver tudo, vamos devagar.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro vai ao STF para evitar quebra de sigilo e banimento das redes sociais
Por CartaCapital
Irritado, Bolsonaro abandona entrevista após ser perguntado sobre rachadinhas
Por Getulio Xavier
‘Quando estiver chorando no banheiro, lembre-se do Bebianno’, diz Paulo Marinho a Bolsonaro
Por CartaCapital