CartaExpressa

Auxílio Brasil pode tirar votos de Bolsonaro, diz pesquisa

Levantamento da Genial/Quaest mostra que 54% dos brasileiros acreditam que novo programa diminuirá as chances de voto no presidente

Auxílio Brasil pode tirar votos de Bolsonaro, diz pesquisa
Auxílio Brasil pode tirar votos de Bolsonaro, diz pesquisa
Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira 27 mostra que 54% dos brasileiros acreditam que o Auxílio Brasil, programa do governo federal que deve substituir o Bolsa Família, diminuirá as chances de voto no presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o levantamento, cerca de 25% afirmam que o programa aumentará a probabilidade de Bolsonaro ter mais votos na próxima eleição. Outros 20% não souberam responder ou não opinaram.

“Entre os eleitores que afirmam que o Auxílio Brasil tende a aumentar suas chances de votar em Bolsonaro (25%), 84% já são simpáticos ao presidente”, escreveu Felipe Nunes, diretor da Quaest.

“Dos que afirmam que essa medida diminuirá suas chances de votar em Bolsonaro (54%), 16% é apoiador do presidente. Ou seja, em termos absolutos, todo esse esforço fiscal significaria ganhar 4% de apoio e perder 9% de base. Um saldo negativo para um esforço fiscal arriscado”, acrescentou.

A pesquisa revela ainda uma divisão do eleitorado em relação à decisão de aumentar o valor do Bolsa Família para 400 reais e correr o risco de estourar o orçamento público: 44% dizem que a decisão é errada, enquanto 42% dizem que é certa.

“A polarização em torno do tema esconde um aspecto muito interessante da composição dos grupos. Há uma parcela significativa dos opositores ao presidente (anti-bolsonaristas) que é favorável à medida (32% destes concordam que a decisão é correta), enquanto outra parcela também significativa de apoiadores do presidente (pró-bolsonaristas) é contrária à decisão de correr o risco fiscal para garantir um valor maior para o Auxílio Brasil (28%)”, disse Nunes.

Entre os entrevistados, 70%  disseram estar informados a respeito do Auxílio Brasil. Outros 30% afirmaram que não sabiam do novo programa.

A rodada especial da pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 23 e 24 de outubro com 1033 entrevistas presenciais domiciliares em 50 municípios. A margem de erro é de 3.1 pontos percentuais.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo