CartaExpressa
Deputados do PTB vão à Justiça para afastar Jefferson da presidência da legenda
O bolsonarista usou a estrutura da sigla como ‘instrumento de agressão e de ruptura ao Estado Democrático de Direito’, avaliam


Deputados do PTB acionaram o Tribunal de Justiça do Distrito Federal em busca do afastamento do presidente da legenda, Roberto Jefferson, e de toda a direção nacional por uso “indevido” do fundo partidário e ataques ao Supremo Tribunal Federal.
Na ação, divulgada nesta sexta-feira 22 pelo jornal O Globo, os parlamentares sustentam que Jefferson converteu o PTB em um “feudo pessoal” e utilizou os canais de comunicação institucionais como “instrumento de agressão, de propagação de discurso de ódio e de ruptura ao Estado Democrático de Direito”.
Assinam a peça os deputados federais Nivaldo Albuquerque (PTB-AL), Pedro Geromel (PTB-CE), Wilson Santiago (PTB-PB), Emanuel Pinheiro (PTB-MT) e José Costa (PTB-PA), além do estadual Antônio Albuquerque (PTB-AL).
Em nota, a direção do PTB classificou a ação dos deputados como uma “tentativa de golpe” promovida por um “grupo conspirador” comandado por Antônio Albuquerque, dirigente da sigla em Alagoas.
Jefferson cumpre prisão preventiva no Rio de Janeiro, acusado de participar de uma milícia digital que promove ataques à democracia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ao explicar vídeo, Jefferson faz nova provocação a Moraes: ‘Maldição sobre ímpios e perversos’
Por CartaCapital
Filha de Jefferson critica vídeo do pai contra Moraes: ‘Querem mantê-lo preso’
Por CartaCapital