CartaExpressa
Câmara de Porto Alegre suspende sessão após confusão provocada por grupo antivacina
Vereadores debatiam um veto do prefeito Sebastião Melo ao passaporte de vacinação


A Câmara Municipal de Porto Alegre teve uma sessão interrompida na tarde desta quarta-feira 20 após uma confusão entre vereadores e um grupo antivacina. Estava em debate um veto do prefeito Sebastião Melo à exigência do passaporte da imunização.
Segundo informações do portal GZH, a confusão começou quando o presidente da sessão, o vereador Idenir Cecchim (MDB), pediu para que integrantes do grupo antivacina se retirassem da sessão por portarem cartazes com referências nazistas. Após o pedido, manifestantes em confronto com os vereadores e com pessoas favoráveis à exigência da vacinação.
No momento em que começou a confusão, o vereador Claudio Janta (Solidariedade) discursava em favor da vacina. De acordo com o jornal Zero Hora, um vereador chegou a ser mordido.
“Absurdo o que presenciamos nesta tarde na Câmara: vereadores foram agredidos por alguns membros do grupo antivacina. Alguns, inclusive, estavam com cartazes com o símbolo da suástica. VERGONHA de quem faz essa afronta a vida!”, escreveu Janta nas redes sociais.
A vereadora Karen Santos (PSOL) também se manifestou pelas redes. “Pessoas ostentando a suástica invadiram o plenário e agrediram vereadores durante a sessão. Fascistas, inflados pela política nefasta de Bolsonaro e seus apoiadores, que tentam impor suas ações negacionistas na base da violência e da ameaça”, criticou.
Veja mais imagens:
Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA
Foto: Ederson Nunes/CMPA
Foto: Ederson Nunes/CMPA
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.