CartaExpressa

MP-SC denuncia policial por racismo, injúria racial e violência doméstica: ‘Não suporto negro’

De acordo com a denúncia, ‘os crimes teriam ocorrido num período aproximado de duas semanas, em setembro’

MP-SC denuncia policial por racismo, injúria racial e violência doméstica: ‘Não suporto negro’
MP-SC denuncia policial por racismo, injúria racial e violência doméstica: ‘Não suporto negro’
Foto: Reprodução/Redes Sociais Créditos: divulgação redes sociais
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público de Santa Catarina denunciou nesta quarta-feira 6 o policial militar da reserva Hélio Martins, de 57 anos, por racismo, injúria racial, agressões e violência doméstica. Em vídeo que circulou nas redes sociais, o PM diz que é racista e ‘não suporta negro’.

Na gravação, o homem se refere ao filho da ex-namorada como “negro desgraçado” e “pirracento”.

“Eu tenho ódio, eu sou racista, eu não suporto negro. Eu tenho amigo negro, mas amigo decente, não essa negrada do caralho que é marrenta que nem tu”.

A mulher ainda pede que o policial não a agrida, ocasião em que ele a ameaça com um chinelo. “Quer ver? Fala de novo, sua macaca do caralho, demônio desgraçado”.

“Na ação penal, são apresentados cinco fatos criminosos. Os registros mostram cenas de violência física e verbal e ameaças contra a mulher, além de ofensas à criança”, disse em nota o MP-SC. “A motivação, em todas as ocasiões, sempre esteve relacionada à questão de gênero, no contexto de violência doméstica, ou de raça”.

De acordo com a denúncia, “os crimes teriam ocorrido num período aproximado de duas semanas, em setembro, no interior do apartamento em que o denunciado vivia com a sua namorada e o filho dela”.

Assista ao vídeo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo