CartaExpressa

Allan dos Santos tratou estagiária do STF como informante, indicam mensagens

Blogueiro bolsonarista teve contato com funcionária do gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, revela jornal

Allan dos Santos tratou estagiária do STF como informante, indicam mensagens
Allan dos Santos tratou estagiária do STF como informante, indicam mensagens
Allan dos Santos e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos teve contanto com uma estagiária do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, e a tratou como informante.

A informação é do jornal Folha de S.Paulo, que teve acesso à quebra de sigilo telefônico que consta de relatório da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal.

Allan é investigado em dois inquéritos no STF, um para apurar disseminação de fake news e outro para identificar quem financia essas ações e os atos antidemocráticos.

De acordo com a publicação, o documento traz diálogos entre o blogueiro e Tatiana Garcia Bressan, que estagiou no gabinete de Lewandowski de 19 de julho de 2017 a 20 de janeiro de 2019.

Em uma das conversas,  Tatiana diz a Allan que tem interesse em trabalhar na equipe da deputada Bia Kicis (PSL-DF). “Fique como nossa informante lá [no gabinete]”, teria respondido o bolsonarista. “Será uma honra. Estou lá kkk”, disse a estagiária.

Em outro diálogo, Allan pergunta o que de mais espantoso Tatiana vê no gabinete. “O que vi de mais espantoso é que realmente eles decidem o que querem e como querem. Algumas decisões são modificadas porque alguém importante liga pro ministro”, afirmou Tatiana.

A ‘informante’ também disse uma fake news. Segundo os diálogos, ela afirma que Lewandowski iria soltar Lula.

“Tem uma coisa Allan, mas acho q vc ja sabe… tenho pra mim q quem soltará o Lula será o Lewandowski porque com a última decisão nos autos da reclamação q a defesa ajuizou em nome do próprio lula, pedindo q ele pudesse conceder entrevista p/ quem quisesse)….. como esse decisão foi a primeira envolvendo a execução da pena do lula, tornou o Lewa prevento para futuras decisões envolvendo a execução da pena dele”, escreveu.

Não foi o que aconteceu. O ex-presidente Lula acabou solto apenas em novembro de 2019, quando o plenário STF proibiu a prisão imediatamente após a condenação em segunda instância. ​

Ao jornal, Tatiana declarou que entrou em contato o blogueiro porque queria um emprego com a deputada Bia Kicis.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo