CartaExpressa
Barroso: Veleidades golpistas de Bolsonaro foram sepultadas
Magistrado afirmou que havia temor de ruptura nas manifestações do 7 de Setembro, mas ‘as instituições venceram’


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, admitiu que houve um temor de que as manifestações do 7 de Setembro a favor do presidente Jair Bolsonaro resultasse em uma ruptura democrática.
“Não veio. E isso foi o sepultamento das veleidades golpistas. Se o presidente tinha ou não essa veleidade, fica para os analistas políticos. Mas muita gente participou disso”, afirmou em entrevista à revista Veja. “O 7 de Setembro foi um teste e as instituições venceram”, acrescentou.
O magistrado ainda criticou a postura do presidente. “Mas eu acho e disse que a falta de compostura de um chefe de Estado faz mal para todo o País. Porque as pessoas começam a achar: ele é um líder, eleito com 58 milhões de votos, portanto, se ele usa um vocabulário chulo, se ele acha que pode ofender as pessoas, se ele acha que pode destilar ódio, muitas pessoas se impressionam com isso. E não por acaso a rede social tá inundada dessas pessoas desencontradas espiritualmente, devastadas pelo mal, destilando ódio por toda parte.”
Na conversa, Barroso revelou também que não processou Bolsonaro por crime contra a honra, porque sabia que eram baixas as chances de o Congresso Nacional aprovar a abertura da ação penal. Ele respondeu a uma pergunta sobre a ocasião em que Bolsonaro mentiu sobre um suposto voto seu em favor da pedofilia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Barroso critica ‘balelas’ e ataques de Bolsonaro às urnas: ‘Difícil entender essa obsessão’
Por CartaCapital
Barroso reforça que sistema eletrônico é seguro: ‘Não temos preocupação’
Por Estadão Conteúdo