CartaExpressa
Bolsonaro está assintomático e fará teste de Covid-19 no fim de semana, diz governo
‘Toda a comitiva permanecerá em isolamento’, segundo o secretário especial de Comunicação da Presidência, André Costa
O secretário especial de Comunicação da Presidência da República, André Costa, disse nesta quarta-feira 22 que o presidente Jair Bolsonaro e os outros membros da comitiva brasileira que viajou a Nova York manterão isolamento pelo menos até domingo, quando realizarão novo teste para Covid-19.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que teve diagnóstico positivo para a doença na última terça-feira 21, permanecerá em quarentena nos Estados Unidos por 14 dias.
“Toda a comitiva que retornou ao País encontra-se assintomática. Essas pessoas permanecerão em isolamento e, como foram apenas contactantes com Queiroga, no 5º dia após o último contato com a autoridade serão submetidos a um novo teste de RT-PCR. Em sendo negativo, a pessoa encontra-se liberada do isolamento”, declarou Costa a jornalistas. “O presidente da República encontra-se no Alvorada assintomático, totalmente assintomático, e então seguirá essas orientações”.
Além de Queiroga, Bolsonaro teve em Nova York a companhia da primeira-dama Michelle Bolsonaro; do filho Eduardo Bolsonaro; do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; e de seis ministros: Carlos França (Relações Exteriores), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), Anderson Torres (Justiça e Segurança Pública) e Gilson Machado (Turismo).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Queiroga teve oito compromissos oficiais em NY antes de testar positivo para Covid; veja a lista
Por CartaCapital
Apenas em diárias, quarentena de Queiroga em Nova York deve custar mais de 30 mil reais
Por CartaCapital
Diagnosticado com Covid, ministro da Saúde faz postagem antivacina nas redes sociais
Por Getulio Xavier



