CartaExpressa
Lewandowski pede explicações ao Senado sobre sabatina de André Mendonça
A indicação do ex-AGU por Bolsonaro foi efetivada em 13 de julho, mas a CCJ do Senado não agendou a sessão
O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski determinou que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), preste informações sobre a sabatina de André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro para o STF. Caso seu nome seja aprovado, ele ocupará a vaga do ex-ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.
O ministro atende a um pedido dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) para que o STF determine que a CCJ marque a sabatina. O nome de Mendonça foi oficializado por Bolsonaro em 13 de julho e os senadores questionam a demora no anúncio da sabatina.
Bolsonaro, no entanto, vem demonstrando dúvidas quanto à indicação e, na semana passada, fez um aceno ao ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União.
Para que o nome de Mendonça seja efetivado, ele precisa se submeter a uma sabatina no Senado e ter sua indicação aprovada em plenário. Para ocupar a cadeira de ministro do STF, terá de obter a maioria dos votos dos senadores.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



