CartaExpressa
Governadores negam aumento de ICMS e desmentem Bolsonaro sobre preço da gasolina
Em alguns locais, o litro da gasolina já chega a custar R$ 7 o litro; o botijão de gás está por volta de R$ 100


Um grupo de 20 governadores se posicionou em nota, nesta segunda-feira 20, para negar que tenham aumentado o ICMS sobre o combustível nos últimos 12 meses. Essa tem sido a justificativa dada pelo presidente Jair Bolsonaro quando questionado sobre a elevação do preço do material. Em alguns locais, o litro da gasolina já chega a custar 7 reais o litro; o botijão de gás está por volta de 100.
“Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período”, afirmam no documento.
“Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional e não somente de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, complementam;
Assinam a carta governadores como Fátima Bezerra (PT-RN), Rui Costa (PT-BA), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Eduardo Leite (PSDB-RS), Ibaneis Rocha (MDB-DF) e Flávio Dino (PSB-MA).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Alta nos combustíveis afasta motoristas e expõe o fracasso da uberização
Por Getulio Xavier
Em 12 meses, carnes ficam 31% mais caras e gasolina sobe 39%; inflação segue fora de controle
Por CartaCapital