Política
Na Paraíba, João Azevedo vence em primeiro turno
O candidato do PSB, ao contrário do esperado, não precisou encarar um segundo turno com Zé Maranhão, do MDB


Com 100% das urnas apuradas, João Azevedo, do PSB, é eleito no primeiro turno para o governo da Paraíba, com 58,18% dos votos. Ele deixou para trás Lucélio Cartaxo (PV), com 23,41% e Zé Maranhão (MDB), com 17,44%.
A surpresa nos últimos dois meses da corrida eleitoral foi o súbito crescimento de João Azevedo. No período, Azevedo subiu 15 pontos percentuais, de acordo com o Ibope. O fôlego pode ter sido dado pelo atual governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, também do PSB. Coutinho é aprovado por 59% da da população, segundo o Ibope.
Azevedo, que tem trajetória ligada à temáticas urbanas e de habitação, foi secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, posição que abdicou para concorrer ao governo do Estado. Apesar de já ter passado por outras funções públicas desde 1980, ele nunca ocupou um cargo eletivo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.