Cultura
Obras de Renoir são expostas gratuitamente no Rio
No Shopping da Gávea, obras originais do pintor impressionista estarão abertas ao público de 10 a 15 de dezembro
Com proposta de democratizar a cultura erudita, o projeto Arte no Shopping traz para o Rio de Janeiro sua primeira exposição, sobre o artista francês Pierre-Auguste Renoir, considerado um ícone do movimento impressionista francês. Entre as obras originais do artista está a tela O Encontro, uma produção de 1890. A mostra estará aberta para o público gratuitamente na galeria de arte Dom Quixote, que fica no Shopping da Gávea, entre 10 e 15 de dezembro.
Também serão apresentados vídeos, inéditos no Brasil, sobre a vida do pintor e outras figuras do impressionismo. O curador da mostra, Luiz Fernando Dannimman, preparou uma trilha sonora especial para o projeto, com músicas de época que acompanharão o expectador durante o trajeto.
As próximas exposições trarão obras originais de artistas plásticos renomados, como Picasso, Portinari, Antônio Francisco Lisboa, o “Alejadinho”.
Serviço:
Data: de 10 a 15 de dezembro
Local: Galeria Dom Quixote – Shopping da Gávea
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea, Rio de Janeiro
Horário: segunda a sábado– das 10h às 22h
Domingo – das 14h às 21h
Entrada gratuita
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.