CartaExpressa

PDT distribuirá 2.000 rosas no ato do dia 12 contra Bolsonaro em SP: ‘Faremos a Revolução das Rosas’

A legenda afirma que a rosa simboliza ‘os valores humanistas e democráticos’

PDT distribuirá 2.000 rosas no ato do dia 12 contra Bolsonaro em SP: ‘Faremos a Revolução das Rosas’
PDT distribuirá 2.000 rosas no ato do dia 12 contra Bolsonaro em SP: ‘Faremos a Revolução das Rosas’
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Foto: Nelson Almeida/AFP
Apoie Siga-nos no

O PDT de São Paulo anunciou que distribuirá 2.000 rosas na manifestação do próximo domingo 12 contra o presidente Jair Bolsonaro. Será na Avenida Paulista, em frente ao Masp, às 14h.

O ato relembra o movimento de 1974 em Portugal que derrubou a ditadura salazarista. Em 25 de abril daquele ano, a população em Lisboa distribuiu cravos aos soldados para celebrar o fim do regime.

“O PDT ostenta como símbolo uma mão segurando uma rosa, que representa a social-democracia e os valores humanistas e democráticos. Por isso, no ato deste dia 12 de setembro contra Bolsonaro, o PDT de São Paulo vai promover a Revolução das Rosas”, diz em nota o presidente municipal da sigla, Antonio Neto.

O provável candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, anunciou que comparecerá à manifestação, impulsionada pelo MBL. PT e PSOL, por outro lado, avisaram que não participarão. Entenda as razões que levaram os dois partidos a não aderirem ao ato:

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo