CartaExpressa
Bolsonaristas proibidos de se aproximar do STF pedem à Corte para protestar no 7 de Setembro
O argumento da defesa é que a restrição imposta por Alexandre de Moraes fere ‘os direitos de locomoção e expressão’
O caminhoneiro Marcos Antonio Pereira Gomes – o Zé Trovão – e os empresários Turíbio Torres e Juliano Martins pediram ao Supremo Tribunal Federal uma autorização para participarem, em 7 de setembro, de um ato pró-Jair Bolsonaro em Brasília. A informação é do jornal O Globo.
Os três foram alvos de uma operação da Polícia Federal deflagrada em 20 de agosto contra organizadores de atos antidemocráticos.
Na decisão em que autorizou a operação, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, proibiu o grupo de se aproximar da Praça dos Três Poderes “para evitar a prática de infrações penais e preservação da integridade física e psicológica dos ministros, senadores, servidores ali lotados, bem como do público em geral que diariamente frequenta e transita nas imediações”.
O responsável pela análise do habeas corpus será o ministro Luís Roberto Barroso. O argumento da defesa é que a proibição imposta por Moraes fere os direitos de ‘locomoção e expressão’ e que os atos de 7 de setembro não teriam qualquer ‘intuito político’.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Oposição a Bolsonaro vai à Justiça contra veto de Doria e pelo direito de protestar no 7 de Setembro
Por CartaCapital
Sexta-feira de Bolsonaro tem 75 minutos de trabalho na agenda e passeio de moto em Goiânia
Por CartaCapital
‘Não temos vaidades, ambições ou sede do poder’, diz Bolsonaro após ameaças
Por Estadão Conteúdo


