CartaExpressa
Oposição a Bolsonaro vai à Justiça contra veto de Doria e pelo direito de protestar no 7 de Setembro
Grupo reivindica autorização para o ato em SP e destaca que proibição por parte do governo estadual representa ‘aberrante ilegalidade’


As entidades que convocaram um ato contra o presidente Jair Bolsonaro para o dia 7 de setembro em São Paulo acionaram a Justiça, nesta sexta-feira 27, para barrar uma decisão do governador João Doria (PSDB) que proibiu a realização de protestos contrários ao governo federal no Dia da Independência.
A Campanha Nacional Fora Bolsonaro, composta por partidos, movimentos sociais e centrais sindicais, argumenta que Doria “incorre em patente ilegalidade” e que sua atuação, “ao proibir o direito de reunião e manifestação pacífica em localidade diversa da avenida Paulista (vale do Anhangabaú), é inconstitucional e merece ser coarctada [restringida] pelo Poder Judiciário”.
O grupo ainda sustenta que a decisão do governo paulista representa “aberrante ilegalidade e perigosíssimo precedente à higidez do regime democrático”.
Uma determinação da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo resolveu que apenas apoiadores de Bolsonaro têm o direito de sair às ruas de maneira organizada em 7 de setembro. Eles se reunirão na Avenida Paulista e defenderão pautas antidemocráticas, marcadas pelo ataque a instituições como o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral.
A petição da oposição foi encaminhada à 14ª Vara da Fazenda Pública da capital, de onde saiu nesta sexta uma decisão, assinada pelo juiz Randolfo Ferraz de Campos, que estabelece que “não há vedação possível” à realização de ato antagônico fora da Avenida Paulista. A sentença, que contraria o entendimento do governo, diz que a restrição só vale para a avenida. O pedido do grupo será avaliado pelo mesmo magistrado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mobilização virtual para o 7 de Setembro vira cortina de fumaça contra crise no governo
Por Ana Flávia Gussen
‘Qualquer ato de ruptura não deve ser tolerado’, diz Lira sobre o 7 de Setembro
Por CartaCapital