Cultura

Foto com caráter

Mostra traz 40 imagens que João Bittar pôs em rede social

Foto com caráter
Foto com caráter
Apoie Siga-nos no

PASSAGENS


João Bittar


Ímã Foto Galeria, São Paulo


Até 24 de abril

Ganham exposição em São Paulo 40 entre as últimas imagens capturadas pelo fotógrafo João Bittar, morto em dezembro de 2011, aos 60 anos. “Sem cortes ou tratamento”, como ele desejava, as fotos eram postadas em seu perfil do Facebook no mesmo dia em que ele as clicava. Transpostas a esta mostra por Thays Bittar, sua filha também fotógrafa, as imagens vivem dentro da geometria da capital paulista e perfilam o excluído, como aquele sem-teto sob o viaduto, à sombra, contra a luz. A pé ou em seu veículo, a câmera muitas vezes na altura da cintura, o artista procura a imagem cada vez mais próxima, desejando-a, portanto, cada vez melhor, a seguir os ensinamentos de Robert Capa, o grande fotógrafo do século XX no qual se espelhou.

Fundador em 1982 da agência Angular como uma cooperativa a respeitar os direitos de autor, nos moldes da Magnum de Capa, editor e repórter fotográfico em veículos brasileiros como IstoÉ ou Folha de S.Paulo, Bittar acreditava ser “impossível fazer fotojornalismo sem caráter”. A realidade da foto é a do fotógrafo: artista de grande bagagem cultural, Bittar buscou duramente o fato nem sempre visível. Seus personagens, capturados dentro da tradição da fotografia de rua, existem à margem, pontos dentro de um eterno retângulo a orientar o olhar do observador, como nos marcos da arte praticada entre os europeus no início do século que passou.

Sobre seu fazer fotográfico e a ação como professor, em muito esclarece o documentário João Bittar: Retratos de um pensador, realizado por Thays, Pedro Carnachioni, Luiz Almeida e Luiz Braz. Nele, parentes próximos, jornalistas e fotógrafos como Adi Leite, Rogério Assis, Juca Martins, Ormuzd Alves ou Eder Chiodetto explicam de que modo o “belo cidadão”, no dizer de Mino Carta, sacava “a notícia antes da notícia” e exercia seu “dom de aglutinar” profissionais de todas as gerações em busca de “retratar a sociedade brasileira.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo