CartaExpressa
‘Estão esticando muito a corda’, diz Marco Aurélio após Bolsonaro pedir o impeachment de Moraes
‘Onde vamos parar em 2022?’, questionou o ex-ministro do STF


O ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello classificou como “péssima” a decisão do presidente Jair Bolsonaro de entregar ao Senado um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
“Estão esticando muito a corda, e isso é muito ruim. Isso não é bom em termos de bem estar para a sociedade. É péssimo em termos de fortalecimento das instituições, o momento, principalmente considerada a crise de saúde, é de temperança, de compreensão, de todos estarem unidos visando o melhor para o povo”, disse Marco Aurélio ao jornal O Globo.
Segundo o magistrado, são mínimas as chances de o pedido avançar no Senado, mas o impacto da decisão de Bolsonaro é negativo.
“Temos que respeitar a cadeira de presidente, a cadeira de ministro do supremo, isso é o que convém. São os tempos estranhos. Onde vamos parar em 2022?”, questionou ainda o ex-ministro, que se aposentou em julho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.