CartaExpressa
Agressão e desinformação que leva à morte não são liberdade de expressão, diz Barroso
O presidente do TSE ainda repudiou “a mentira deliberada, o ódio e as teorias conspiratórias’ e pediu o apoio das mídias sociais
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, declarou em sessão nesta quinta-feira 19 que o incentivo a “posições anticientíficas” não deve se confundir com a liberdade de expressão.
A declaração de Barroso vem três dias depois de o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão, determinar que as redes sociais e as plataformas de vídeo suspendam a monetização de conteúdos publicados por páginas e pessoas investigadas em inquérito administrativo que corre no TSE. Dentre os perfis listados estão os de deputados e influenciadores bolsonaristas.
“A mentira deliberada, o ódio, as teorias conspiratórias e a difusão da desinformação incentivando a agressão, posições anticientíficas que levam à morte das pessoas, isto não é neutro, não é protegido pela liberdade de expressão. Não há dinheiro que se possa ganhar com isso que justifique uma neutralidade que, na verdade, é um proveito financeiro do mal que nós precisamos enfrentar”, disse Barroso.
“Faço aqui um apelo às plataformas tecnológicas: dinheiro não é tudo na vida. É preciso cultivar valores que mantenham o tecido social com um mínimo de civilidade e de urbanidade”, acrescentou o presidente do TSE.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Senadores vão ao CNMP contra subprocuradora que não viu crime de Bolsonaro em aglomerações
Por CartaCapital
‘Tem muita gente melhor do que eu por aí. Não faço questão de ser presidente’, diz Bolsonaro no MT
Por Getulio Xavier
No cartão corporativo, Presidência gastou mais de R$ 476 mil com passeio de moto de Bolsonaro em SP
Por Leonardo Miazzo


