Política
CartaCapital celebra 27 anos com vídeo sobre a sua marca no jornalismo brasileiro; assista
Maior referência progressista na imprensa brasileira, CartaCapital mantém a defesa da igualdade, nas bancas e na internet


No 1º aniversário da revista CartaCapital, em agosto de 1995, estampamos na capa a história de um sistema que concentra poder nas mãos de poucos. A oligarquia brasileira, composta por inextinguíveis senhores da terra, possui uma lógica complexa e dissimulada, e essa é a principal razão de sua capacidade de resistência. Ela também transcende o alcance de chefetes locais e chefões regionais, descendentes do coronelato tradicional. Assim descrevia o editorial de Mino Carta, nosso diretor de redação, naquela edição especial dos doze meses estreantes deste veículo.
Vinte e sete anos depois, CartaCapital celebra mais um ano com o orgulho de ter mantido o jornalismo que tem compromisso com a defesa da justiça e a denúncia da desigualdade. Ao longo desse período, o leitor teve à disposição nas bancas, semanalmente, uma fonte de informação inteligente, que contribuiu para um Brasil mais desenvolvido e democrático.
Com pensamento crítico e respeito aos fatos e à inteligência do leitor, CartaCapital sempre provou a sua coragem e excelência ao desvelar projetos políticos nocivos à sociedade brasileira, baseados, sobretudo nos últimos anos, em reformas econômicas que lesam profundamente o cotidiano de milhões de pessoas. Também esteve na dianteira da oposição ao autoritarismo, com foco nos verdadeiros detentores do poder, dentro e fora do País, tendo como norte, por todo esse tempo, a defesa do Estado Democrático de Direito.
Sem se dobrar a pressões de qualquer natureza, CartaCapital executou, ainda, o seu papel de questionar supostos consensos e fiscalizar e cobrar decisões de quem quer que governe, sem deixar de lado, em nenhum dos seus períodos de vida, a tarefa de seguir evidenciando os acentuados contrastes que permanecem como características fundamentais da nossa organização social.
Para celebrar os 27 anos de trajetória, CartaCapital lança um vídeo que recapitula a sua marca de maior referência no jornalismo progressista brasileiro, com revistas impressas em circulação nacional e conteúdo exclusivo para plataformas digitais. Como ensina Mino Carta, a desigualdade é uma verdade factual; portanto, retratá-la incansavelmente é estar a serviço do bom jornalismo.
“A revolta contra a injustiça e o desequilíbrio social desumano é um fato inescapável. Precisamos, portanto, como jornalistas, contar a verdade como ela é.”
Mino Carta
Assista ao vídeo e assine CartaCapital em https://assinecarta.com.br/. A defesa da justiça, do desenvolvimento e da democracia precisa do seu apoio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.