CartaExpressa
Rejeição ao governo Bolsonaro sobe e chega a 54%, mostra pesquisa XP/Ipespe
Avaliam o governo como bom ou ótimo 23%, segundo o levantamento


Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira 17 indica que segue a tendência de crescimento da rejeição ao governo de Jair Bolsonaro. 54% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, ante 52% na rodada do mês passado. O aumento nas avaliações negativas é constante desde outubro de 2020.
Avaliam o governo como bom ou ótimo 23% (eram 25%). Tratam-se dos piores números do governo Bolsonaro desde o início da série. Outros 20% veem a gestão como regular.
63% dos entrevistados disseram reprovar a maneira como Bolsonaro administra o País, ante 29% que a aprovam. A expectativa quanto ao restante do mandato é negativa para 52% e positiva para 28%.
Para 63%, a economia brasileira está no caminho errado, enquanto 27% a consideram no caminho certo. Além disso, 56% avaliam que as notícias sobre o governo federal reproduzidas na televisão, nos jornais, nas rádios e na internet são desfavoráveis. Para 27%, são favoráveis.
O levantamento ainda aponta que, para 46%, a corrupção aumentará nos próximos seis meses, enquanto 33% responderam que ela ficará como está e 17% disseram que ela diminuirá.
A pesquisa XP/Ipespe colheu 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

XP/Ipespe: Lula cresce, amplia vantagem sobre Bolsonaro e venceria qualquer um no 2º turno
Por Leonardo Miazzo
Falso relatório sobre mortes por Covid foi alterado após chegar a Bolsonaro, diz auditor do TCU
Por Getulio Xavier
Bolsonaro volta a insinuar possível golpe após o 7 de Setembro
Por Getulio Xavier