CartaExpressa

Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker, diz governo

Segundo o Ministério da Economia, foi uma invasão de ransomware, vírus que impede o acesso ao sistema e força a vítima a pagar um resgate

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Economia informou que identificou um ataque hacker à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional na última sexta-feira 13.

Em nota, a pasta afirmou se tratar de uma invasão de ransomware, vírus que impede o acesso ao sistema e força a vítima a pagar um resgate.

“As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada. Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital”, diz a nota.

“Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas”, acrescentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar