Mundo
Venezuela vive pior apagão desde 2008
Queda de energia elétrica, que ocorreu por volta do meio-dia na terça-feira, atingiu Caracas e mais 12 estados
O governo da Venezuela informou que está trabalhando para restabelecer o serviço elétrico no país, após um apagão ocorrido na terça-feira 3 por volta do meio-dia. A imprensa venezuelana classifica a queda de energia, que atingiu Caracas e 12 estados, como o maior desde um incidente ocorrido em 2008.
De acordo com o governo, parte das regiões que ficaram sem energia elétrica teve o serviço restabelecido, mas muitas áreas do país ainda não. A falha ocorreu na Linha 765 do sistema, que transmite 60% da eletricidade consumida no país.
O presidente Nicolás Maduro acusa a oposição de ter “sabotado” o sistema de energia elétrica venezuelano. “Tudo indica que a extrema direita retomou seu plano de um golpe elétrico contra o país”, postou Maduro em sua conta no Twitter. Ao iniciar seu mandato, em abril, Maduro colocou homens do Exército venezuelano para “guardar” as estações de energia elétrica e impedir sabotagens e fraudes.
O acidente afetou o centro-leste do país. Nas redes sociais, usuários reportaram a situação enfrentada pela falta de energia. Em Caracas, a pane no sistema durou pouco mais de uma hora e foi restabelecida aos poucos. Apesar disso, ainda há algumas regiões da capital sem energia elétrica.
O apagão foi comparado a uma falha ocorrida em abril de 2008, resultado de um incêndio na linha de transmissão da Hidrelétrica de Guri, no sudoeste do país.
* Publicado originalmente na Agência Brasil
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.