CartaExpressa
Ameaça de golpe de Bolsonaro é destaque no NY Times
Jornal alerta para o risco de ‘tomada de poder’ e compara as bravatas do mandatário brasileiro com as de Donald Trump
A obsessão do presidente Jair Bolsonaro pelo voto impresso foi destaque no NY Times que alerta para o risco de ‘tomada de poder’ e compara as ameaças do mandatário brasileiro com as de Donald Trump.
“Enfrentando a perspectiva de uma derrota esmagadora nas urnas no próximo ano, o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, está despertando seus partidários para uma batalha existencial —contra as urnas eletrônicas. A menos que os eleitores registrem sua escolha em cédulas de papel, o que o sistema atual não permite, Bolsonaro advertiu que a eleição de 2022 pode ser suspensa”, diz a reportagem.
“Os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema de votação do Brasil à medida que sua posição nas pesquisas cai está atraindo comparações com as confusas eleições de 2020 nos Estados Unidos”, acrescenta.
O texto aborda ainda o desfile militar na terça 10 e a visita do conselheiro de Segurança Nacional de Joe Biden, Jake Sullivan, que”demonstrou o apoio do governo [americano] ao sistema atual” brasileiro.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



