CartaExpressa

Em nova portaria, Exército proíbe 8 generais de usarem Twitter em suas unidades

A determinação permite apenas que o comando geral e os comandos regionais usem a rede social

O presidente Jair Bolsonaro e generais durante solenidade. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Uma nova determinação do Exército deixou oito unidades comandadas por generais de quatro estrelas sem poder fazer uso do Twitter. A informação foi publicada no Poder360.

A Portaria 453 publicada no fim de julho permite apenas que o comando geral e os comandos regionais façam publicações, deixando assim os oito órgãos sob tutela de generais sem a mesma prerrogativa.

Segundo a portaria, a determinação é de que ‘segmentos da instituição’ não tenham perfis na rede e nem façam publicações, pois ‘não se reconhece neles a autoridade de toda entidade’.

A ordem é de que as organizações militares excluam os perfis nas redes sociais que estejam em desacordo com o novo regramento.

A portaria também impõe restrições ao que os perfis institucionais curtem, comentam ou mesmo as páginas e pessoas seguidas.

De acordo com o documento, os comandos estão autorizados a seguir apenas “perfis de organizações públicas com as quais mantenham relacionamento institucional” e proibidos de seguirem qualquer perfil pessoal.

O compartilhamento e curtidas também serão monitorados. Segundo o documento, é permitido “compartilhar e curtir postagens publicadas em perfis de órgãos públicos, veículos de imprensa e de outras corporações privadas, desde que relacionadas às atividades da respectiva” organização. A portaria, no entanto, proíbe qualquer interação “de caráter polêmico, de natureza controversa e/ou de cunho político”.

Ainda de acordo com o texto, todas as publicações devem passar pela aprovação pelo comando da organização militar.

Militares não poderão mais associar função no exército ao perfil

A nova portaria também restringiu a associação da função militar aos perfis pessoais. Segundo a determinação, militares não podem mais colocar suas funções dentro do Exército nas suas páginas e publicações pessoais no Twitter, Facebook e YouTube. Perfis que trazem no @ ou na bio a função deverão, portanto, ser editados.

As únicas exceções contidas no documento são “mídias destinadas à publicação de currículos e de atividades profissionais, tais como o LinkedIn”.

O documento completo pode ser conferido no Boletim do Exército nª 30 publicado na última semana.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar