CartaExpressa

Mourão admite que torce pelo surgimento de nome da ‘terceira via’

‘Existe uma parcela da sociedade que não se sente representada por nenhum desses dois lados’, disse

Mourão admite que torce pelo surgimento de nome da ‘terceira via’
Mourão admite que torce pelo surgimento de nome da ‘terceira via’
Hamilton Mourão, vice-presidente da República. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente Hamilton Mourão admitiu, durante apresentação feita ontem em evento promovido e frequentado por militares da ativa e da reserva, sobretudo da Marinha, que torce pelo surgimento de um nome de terceira via para as eleições de 2022. A informação é do Valor Econômico.

De acordo com Mourão, seria de arrefecer a polarização que hoje é protagonizada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Existe uma parcela da sociedade que não se sente representada por nenhum desses dois lados”, afirmou Mourão. “Aí fica essa discussão se vai ter uma terceira via ou se não vai ter “,disse.

“Eu acho que seria importante, para reduzir as tensões, que realmente surgisse um candidato que tivesse condições de fazer com que a outra parte da sociedade se sentisse representada, melhorando com isso o nível do debate e favorecendo a diminuição dessa polarização”, acrescentou.

O vice ainda fez conjecturas sobre o possível desempenho de alguém que pudesse representar alternativa a Lula e Bolsonaro.

“Poderia ser que esse candidato [da terceira via] fosse batido no primeiro turno e os dois candidatos que hoje se apresentam [Lula e Bolsonaro] chegassem ao segundo turno. Mas é importante que houvesse realmente uma força capaz de agir como um algodão entre esses cristais e permitir que a sociedade entendesse melhor esse processo eleitoral e, principalmente, entendesse que nós precisamos que o país esteja unido para que nós construamos esse caminho das reformas, das mudanças”, discursou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo