CartaExpressa

Covid-19: SP e Rio registram aumento de casos da variante Delta

O avanço da mutação pelo mundo já provoca o endurecimento das restrições sanitárias em diversos países

Covid-19: SP e Rio registram aumento de casos da variante Delta
Covid-19: SP e Rio registram aumento de casos da variante Delta
Paciente é submetido a teste para Covid-19. Foto: Bertrand Guay/AFP
Apoie Siga-nos no

A cidade de São Paulo já tem 50 casos confirmados da variante Delta do coronavírus, segundo balanço feito pela Secretaria Municipal da Saúde. A variante já possui transmissão comunitária na cidade, ou seja, quando o contágio acontece entre pessoas sem histórico de viagem e já não é possível definir a origem da transmissão.

Na capital, o número de casos de Covid voltou a subir na última semana, o que, para especialistas, pode ter relação com a circulação da variante. Foram 9.688 casos confirmados entre 25 e 31 de julho, contra 9.512 casos na semana anterior, de 18 a 24 de julho. A prefeitura considera que os índices estão dentro de uma estabilidade. O número de mortes e internações continua em queda.

Na terça-feira 3, em coletiva de imprensa, a Secretaria Municipal de Saúde também apontou para um aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que podem ou não ser confirmados como sendo de Covid.

Os casos sobre a nova variante estão em investigação pelas respectivas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. O laboratório do Instituto Butantan é responsável pelo sequenciamento genético da variante.

Na cidade, 83,8% da população adulta já recebeu a primeira dose, mas apenas 32,4% já tomaram a segunda dose ou imunizante de dose única.

No Rio, variante responde por quase metade dos casos de Covid

Um estudo divulgado na terça-feira 3 pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro mostra que a variante Delta já é responsável por quase metade dos casos de Covid na cidade, 45%.

“Do total de amostras genotipadas, que a gente consegue identificar qual é a variante, 45% deste total foi de variante delta. Então, a secretaria estima que 45% dos casos de Covid na cidade já sejam desta variante”, explicou o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz. Na capital, até a terça-feira, 62 pessoas tinha sido mapeadas com a variante.

Em relação às amostras coletadas no estado, a Delta foi encontrada em 26% dos casos. Duas semanas atrás, esse percentual estava em 16,6%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo